domingo, novembro 22

1º Torneio do II Circuito de Xadrez do Concelho de Almada


O II Circuito de Xadrez do Concelho de Almada arrancou hoje com uma extraordinária prova de Xadrez. Em primeiro lugar agradecemos à Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense, na pessoa do Sr. Pinto Claro, pela boa recepção e apoio fundamental ao sucesso da prova.

Participaram no total um pouco mais de 50 jogadores, sendo cerca de metade na serie A, jogadores nascidos em 2004 ou após (jovens até 12 anos). Entre os participantes destaca-se a numerosa comitiva vinda do concelho de Seixal, nomeadamente do Independente FC Torrense e do CCRAM.

Do Concelho de Almada estiveram presentes, além de 12 jogadores da equipa do Clube Peões da Caparica, a nova equipa federada da Academia Almadense, representada por 7 atletas, a qual saudamos entusiasticamente. Estiveram também 2 jogadores das escolas da Charneca de Caparica.

A serie A, jovens até 12 anos, foi extremamente disputada e após as 6 rondas regulamentares, 4 jogadores ficaram com 5 pontos (ver classificação final da serie A aqui). Os critérios de desempate definiram o seguinte pódio, distinguido com medalhas:
1º José Velho Guerreiro, Independente FC Torrense, 5 pontos/6
2º André Alexandre Ershov, Independente FC Torrense, 5 pontos/6
3º Miguel Antunes Pereira Martinho, Clube Peões da Caparica, 5 pontos/6
Parabéns ao Miguel Martinho pelo excelente desempenho. Os restantes jogadores do Clube Peões da Caparica que participaram na serie A, foram a Clara Dias - 12ª (3 pontos/6) e Ricardo Henriques - 22º, que tiveram uma participação regular. O número de participantes jovens do CPC foi reduzido devido a sobreposições.


Na serie B, maiores de 12 anos (ver classificação final aquifoi vencedor invicto Ricardo Pereira, do Santoantoniense FC, com 6 pontos/6. Seguiu-se no 2º lugar o jogador da casa Américo Costa, a um ponto de distância e no 3º lugar em igualdade pontual com o 2º, ficou o Modeste Mendes, o mentor/treinador do Independente FC Torrense.

Uma numerosa participação do CPC, constituída pelos seguintes jogadores:
7º Cristiano Dionizio (4 pontos/6)
8º Filinto Teixeira (4 pontos/6)
9º Richard Belecciu (4 pontos/6)
12º José Borges (3 pontos/6)
13º Fernando Amaral (3 pontos/6)
14º João Pires (3 pontos/6) 
16º Paulo Gonçalves (3 pontos/6)
21º Joaquim Pires (2 pontos/6)
23º Alberto Martinho (2 pontos/6)  

No dia 5 de dezembro iremos ter o 2º torneio deste circuito, o qual será realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia no Monte de Caparica (mais informação aqui).
 AD