sábado, novembro 28

Xadrez em Almada:10 anos!!

Diversas fontes indicam que atualmente o número de pessoas no mundo que jogam xadrez regularmente é da mesma ordem do número de utilizador de Facebook, cerca de 600 milhões de jogadores. Porém o nº de jogadores mundiais registados, no corrente ano, em competições oficiais pela Federação Internacional de Xadrez, FIDE, não ultrapassa o meio milhão.  

Em termos mundiais no xadrez, os países com maiores perfonances tradicionalmente tem sido Rússia, EUA, Índia, Alemanha, França e Inglaterra. Na última meia dúzia de anos aconteceu a explosão de praticantes em Espanha. Desde 2010, Espanha ocupa a 1ª Posição Mundial em termos de jogadores registados e com ranking na FIDE. 

E em Portugal, no distrito de Setúbal e em Almada como têm sido os últimos anos? Abaixo apresenta-se uma tabela com o números de jogadores registados na FPX, no País, no Distrito de Setúbal e no Concelho de Almada. 
No corrente ano, 2015/2016, os dados foram retirados a 27 de novembro dos registos na FPX (e espera-se que estejam em contínua evolução ao longo do ano)

Cada um faça a sua interpretação. Porém, salienta-se que o número mínimo de jogadores federados no país aconteceu no ano em que não houve jogadores federados no Concelho de Almada.
AD