segunda-feira, fevereiro 22

Sonho de Américo Costa

Ilustração do Paolo Boi  a jogar com uma fingida mulher - o Diabo|Créditos www.banyolansunda.net
Paolo Boi (1528 Siracusa -1598 Nápoles) foi uns maiores xadrezistas italianos do século XVI e a inspiração para o nosso jovem veterano Américo Costa. 
Conta-se que Paolo Boi terá jogado em várias cortes europeias, e  terás estado em Lisboa onde terá ganho ao Rei D. Sebastião (grande amante do xadrez). Paolo Boi teve ainda o privilégio de jogar uma partida com o Sumo Pontífice, a quem terá ganho. 

Neste quadro de lenda diz-se que terá sido desafiado pelo próprio diabo. No primeiro desafio o diabo terá surgido a Paolo na forma de mulher (ver primeira imagem). A certo ponto do jogo chegou-se a posição da esquerda do diagrama 1. Aí Paolo anuncia mate em 2. Porém o diabo usando da sua suprema malícia converte a Dama branca em dama negra (diagrama da direita do jogo 1). Paolo não se foi abaixo e anuncia mate em dois. Diz-se que o diabo desistiu.... 

Desafio a descobrir o mate em 2 nas duas posições abaixo.
Jogo 1 - Jogo Paolo - mulher
Noutra ocasião o diabo, vestido de peregrino tentou Paolo para um novo desafio. Desta feita o peregrino jogou de brancas e o Paolo de negras e após um longo jogo chegou-se à posição da esquerda do diagrama 2. E aí o peregrino fingido anuncia mate em 7. Paolo, embora temendo o pior, fez as melhores jogadas possíveis. Mas quando ía levar mate o diabo desistiu....
Jogo 2 - peregrino - Paolo Boi
Descubra o mate em 7. Porque será que o diabo desistiu se ia ganhar o jogo?

Conta o nosso dinossauro do xadrez de Almada, Américo Costa, que quando assistia em sonhos a estes famosos embates de Paolo Boi, lhe veio inspiração para o diagrama seguinte.
Composição original de Américo Costa, inspirada em Paolo Boi
Nesta composição original de Américo Costa às brancas anunciam mate em 1. Porém as negras por artes mágicas trocam mutuamente a posição do Rei e da Dama. E aí as brancas contrapõem mate em 2.

..... 
Referência: http://mark_weeks.tripod.com/chw04c15/chw04c15.htm (consultada @ 21/02/2016)