quarta-feira, maio 4

Xadrez em Vila Nova de Caparica: O início

O 25 de Abril de 1974 representou um novo alvorecer para o associativismo. Em Vila Nova de Caparica diversos membros da comunidades, de todas as idades, juntaram-se para voltar a reerguer a antiga Sociedade de Educação e Recreio, que se diz ter sido fundada a 1 de Janeiro de 1914.

Chegou-nos às mãos, recentemente, um documento que indica que a direcção desta colectividade,  após o 25 de Abril, decidiu, logo na sua 3ª reunião, criar uma Secção de Xadrez, sob responsabilidade de Hélder Raposo.

Num misto de espírito revolucionário e republicano a Direção daquela associação fez circular entre os sócios uma missiva dactilografada onde se emanava o propósito da dita secção, o qual se reproduz parcialmente abaixo.
 

" Não pretendemos "fabricar" campeões, mas de acordo com o nosso programa, procuramos facultar a todos a possibilidade de praticar um desporto que consideramos o mais indicado para o desenvolvimento das qualidades de observação, domínio de reacção e atitudes, e desenvolvimento da inteligência. Portanto, um precioso elemento educativo, uma verdadeira escola de reflexão e disciplina mental, que nas camadas mais novas complementará a instrução adquirida nas escolas " 

Creio que no CPC se continua a comungar destes princípios progressistas..

Foi assim o início do xadrez na Sociedade de Educação e Recreio que foi filiada na Federação Portuguesa de Xadrez com o nº 6917.

Outros clubes de Almada registados na FPX: Clube Recreativo do Feijó nº FPX 6902; Clube Recreativo Piedense nº FPX 6905; Academia Almadense nº FPX 6906; Grupo Desportivo e Cultural de Almada nº FPX 6923; Clube Recreativo Piedense Nº FPX 6963; Beira Mar de Almada nº FPX 6964; Ginásio Clube do Sul nº FPX 6971; Grupo de Xadrez de Almada nº FPX 6974; e Clube Peões da Caparica, registado em 2009, nº FPX 7001.