domingo, dezembro 18

Miguel Martinho e Richard Belecciu vencem o 3º Torneio do IV Circuito de Xadrez do Concelho de Almada

Ontem, dia 17 de Dezembro de 2016, realizou-se o 3º Torneio do IV Circuito de Xadrez do Concelho de Almada, o qual foi disputado na acolhedora Escola Básica Presidente Maria Emília, na Charneca de Caparica.




Este torneio teve a participação de 54 jogadores: 28 na série A  (jogadores nascidos em 2005 ou nos anos seguintes) e 26 na série B (todos os outros jogadores).

Destaca-se a participação de 9 alunos da Escola anfitriã, que têm xadrez como atividade extra curricular e que tiveram a oportunidade de jogar com outros jogadores do distrito. 

Verificou-se também a participação de jogadores de clubes que se estreiam neste circuito de xadrez, nomeadamente Colégio Campo de Flores, Gd Ramiro José e Ateneu Popular do Montijo.

O CPC participou com 9 jogadores, 3 da série A e 6 da série B.

Após as 6 rondas, na série A ficaram com 5 pontos 4 jogadores, tendo a classificação final sido estabelecida pelo segundo critério de desempate - Buchholz corrigido [37] (1,0,N,N,0,N). 
Esclarece-se que, dado que os confrontos entre jogadores empatados são inconclusivos então o primeiro critério de desempate não se aplica. Para informações adicionais consultar o Regulamento do IV Circuito de Xadrez do Concelho de Almada e o Regulamento de Competições e Filiações da Federação Portuguesa de Xadrez.

Na série A o pódio ficou constituído da seguinte forma:
1º Miguel Martinho, Clube Peões da Caparica, 5 pontos, Buchholz (1,0,N,N,0,N): 23,0
2º André Ershov, Independente FC Torrense, 5 pontos, Buchholz (1,0,N,N,0,N): 19,5
3º Daniel Rocha, Ateneu Popular do Montijo, 5 pontos, Buchholz (1,0,N,N,0,N): 19,0

Pódio da Série A: André Ershov, Miguel Martinho e Daniel Rocha

Destaca-se ainda a boa prestação dos jovens jogadores do CPC, Miguel Monteiro e Gaspar Brazão, este último estreante neste circuito de xadrez.


Na série B o pódio ficou constituído da seguinte forma:
1º Richard Belecciu , Clube Peões da Caparica, 5,5 pontos
2º Américo Costa, Clube Peões da Caparica, 5 pontos
3º Tomás Machado, Ateneu Popular do Montijo, 5 pontos


Pódio da Série B: Américo Costa, Richard Belecciu e Daniel Rocha


As classificações globais das 2 séries podem ser consultadas aqui (Série A) e aqui (Série B).

O CPC agradece à Escola Básica Presidente Maria Emília a colaboração na organização deste 3º Torneio. Um agradecimento também a Neuza Mendes que abdicou de participar como jogadora para dar um precioso contributo na arbitragem deste torneio.

Marcamos desde já encontro para o 4º torneio deste circuito, o qual se realiza no dia 14 de Janeiro de 2017 no Colégio Campo de Flores; (GPS: 38.647130, -9.201646); EN10-1 Lazarim; Caparica.

Reforça-se que os jogadores devem manifestar o seu  interesse em participarem nos torneios de acordo com o regulamento da prova, evitando assim atrasos no início dos torneios.

Consulte aqui informações relativas ao IV Circuito de Xadrez do Concelho de Almada.

Prémios a atribuir no final do IV Circuito de Xadrez do Concelho de Almada

Venha jogar xadrez na nossa companhia!