terça-feira, janeiro 24

Influência do estado psicológico


A prática do xadrez é uma actividade empolgante. Envolve uma acérrima luta, não física, de dois jogadores. Cada um deles socorre-se de todo o conhecimento prévio para preencher da melhor forma o campo de batalha e daí tirar vantagem (estratégica e/ou táctica). Nessa luta é testada continuamente a capacidade de concentração, a análise espacial, o estado físico e psicológico de cada oponente. O epílogo de todo esse esforço para o jogador mais capaz é o xeque-mate.
 
O estado psicológico de um jogador, geralmente um factor menos considerado, tem demonstrado pela prática ser um factor de grande influência na percepção da realidade que nos envolve, e naturalmente é determinante na qualidade do xadrez.
 
Está neste momento a decorrer na Holanda, um dos mais fortes torneios anuais, o Tata Steel. O Tata Steel (2017) está na sua 79º edição. Esta prova com patrocínio de várias centenas de milhar de euros do governo e da industria, realiza-se na vila costeira Wijk aan Zee. Esta prova é muito rica em novidade teóricas e tem alimentado continuamente o xadrez com novos talentos. Este ano esta prova tem a participação de 14 grandes mestres, com um ELO médio de 2751. Entre eles encontra-se o Campeão Mundial Magnus Carlsen.

 

O campeão mundial Magnus Carlsen na ronda 7 do Tata Steel jogou de brancas contra o holandês Anish Giri. Socorreu-se do sistema Colle, mas no final da partida não obteve  vantagem e a partida terminou empatada. Porém no final da partida o jogador da casa, Anish, demonstrou que o campeão Mundial teve à sua disposição, ao lance 56, um mate em 3 jogadas (ver no quadro abaixo a posição após o lance 55 das negras). E Magnus não aproveitou a oportunidade, pois prosseguiu com 56. Bf7+??. Descubra como dar mate em 3 lances!!

 
Na ronda seguinte, Magnus Carlsen talvez em consequência do resultado do jogo anterior perdeu com um dos jogadores com menor performance do torneio!!

Podem ver as duas partidas nos seguintes links: