segunda-feira, fevereiro 27

Carrossel para Peão e Rei



Qual será o resultado da partida na posição abaixo, sendo as brancas a jogar?

O jogador de brancas mais incauto tenderá a entregar a partida ao seu adversário, atendendo à proximidade da casa de promoção do Peão negro e ao afastamento do exército branco. Porém, o resultado justo no final da partida deve ser o empate.

Há cinco anos atrás, escolhi apresentar na avaliação prática do curso de treinador de grau 1 da FPX a forma como um Cavalo neutraliza, sozinho, o Peão e Rei adversário. A posição do diagrama acima foi uma das posições analisadas.

As brancas terão apenas que envolver o Rei e o Peão adversário num carrossel (ver padrão carrossel). No caso, o cavalo deverá obstruir o Peão negro de Torre na casa h2 (a casa h1 não faz parte do padrão carrossel). Ou seja, o Cavalo deverá entrar, logo que seja adequado, nas casas h2-f1-e3-g4.
 
No intuito de entrar nas casas do padrão carrossel o primeiro movimento de Cavalo é fácil:
1. Cc4
As negras têm 4 jogadas à sua disposição. Analisemos apenas uma desta possibilidades (as restantes são resolvidas por analogia):
1. … Rg1
As brancas devem adiar a entrada no carrossel e impedir o avanço do peão jogando
2. Ce5
Se as negras jogarem 2. …h2 segue 3. Cf3+ … 4. Cxh2 e o jogo termina empatado. Pode-se prolongar o jogo jogando:
2. … Rg2 3. Cg4 Rg3 4. Ce3 Rf3 5. Cf1 Rg2 6. Cg4  …
Empate por repetição sucessiva ao longo do carrossel. As restantes linhas têm igual desfecho, o empate. 

Esta manobra simples do Cavalo em carrossel e das ameaças de ataque duplo representa uma solução espetacular para situações apertadas e aparentemente desfavoráveis.

Em resumo, sempre que o Cavalo possa ocupar a casa de promoção do Peão (em qualquer coluna) ou uma antes desta, do padrão carrossel, assegura o empate.