sexta-feira, fevereiro 10

Magia do passeio de cavalo

O grande mago Luís de Matos, conterrâneo Ansianense, surpreendeu os telespectadores, há uns anos, num programa televisivo (Programa RTP) com o passeio de cavalo num tabuleiro de xadrez. O cavalo partida de uma qualquer casa do tabuleiro, e percorria as 64 casas, preenchendo todo o tabuleiro, sem passar duas vezes na mesma casa. E fazia isso com toda a facilidade de olhos vendados, mesmo que lhe fossem dadas aleatoriamente as casas de partida e de chegada, desde de que estas tivessem cores contrárias. Parecia impossível! 
Leonhard Euler (1707-1783) pintado por Jakob Handmann

Nas páginas da fantástica obra “O oito” de Katherine Neville (ver comentário a esta obra aqui) também se fala do particular passeio de cavalo criando pelo famoso matemático e Físico suíço Leonhard Euler em 1759:

Nesta solução Euler obteve uma tabela semi-mágica pois os números da ordem de movimentos somados em cada linha ou coluna dão sempre 260. 
A mais perfeito tabela mágica para este problema foi proposta por Edward Falkener em 1892, e corresponde à seguinte imagem 
O estudo do percurso de cavalo sobre um tabuleiro de xadrez, terá começado segundos alguns autores com os indianos no tempo em que foi criado o xadrez, e depois terá sido continuado pelos árabes. Porém, o primeiro documento escrito com a análise deste problema está datado do século XVI.

A evolução da ciência permite hoje estimar que o problema do passeio de cavalo por todas as casas do tabuleiro de xadrez, em 64 movimentos, tem mais de 33 biliões  de possibilidades. Um número astronómico!! 
Experimente realizar este exercício por si! E irá experimentar a dificuldade do problema: não poder passar mais de uma vez em cada casa.
No próximo apontamento iremos começar a ensinar o método para resolver este problema. Pois isso é um óptimo treino para jogar xadrez!! Incluindo o xadrez às cegas!!