sexta-feira, março 31

Vantagem estratégica de Cavalo

Abertura da Escolinha de Xadrez do CPC, partida de xadrez de Astérix - Setembro de 2011
A posição apresentada abaixo surgiu numa partida de clássicas (90'+30''), no Torneio da Carris 2012, após a 24ª jogada das brancas na partida entre Vitor Morais e António Dias. 
Vitor Morais vs António Dias - Como devem prosseguir as negras?

Nesta posição verifica-se uma vantagem da estrutura de peões das brancas, duas ilhas de peões brancos contra três ilhas de peões do lado negro.  Do ponto de vista do material: existe igualdade do material pesado – Torres e Damas – e no material ligeiro as brancas dispõe de um Bispo contra um Cavalo negro.

As negras dispõem de vantagem espacial e de melhor articulação das suas peças, com aproveitamento da coluna g semi-aberta, com uma bateria de Torres. 

Nesta posição com as negras a atacar na ala de Rei, é de esperar que as brancas preparem a rutura do centro e criem aí linhas para um perigoso contra-ataque.

A posição é problemática. As negras parecem ter vantagem dinâmica, mas senão for rapidamente aproveitada irá desaparecer. Como devem continuar as negras?

A estrutura envolvente do Rei branco parece estar compacta, sem possibilidade de ruptura, até porque, no limite, a Torre branca de d ainda pode reforçar as defesas do ponto g2.

O material pesado nesta posição parece medir força sem resultados diferenciadores para nenhum dos lados. Porém, quando se compara o material ligeiro de ambos os exércitos salta à vista que o Cavalo negro, nesta posição, tem grande superioridade sobre o restringido Bispo branco. 

Congelando a posição de todas as peças, onde gostaria a equipa negra de ter o seu cavalo? 

A resposta é incrivelmente simples! O Cavalo negro maximiza todo o seu poder se pudesse ocupar o posto avançado g3.  Com base nesta simples ideia estratégica as negras construíram um plano e venceram o jogo, usando, pelo meio, alguns interessantes estratagemas tácticos.

Ver toda a partida abaixo. Entretanto, aproveitamos para desejar boas partidas a todas equipas que disputam amanhã o Campeonato Nacional, nomeadamente a todos os jogadores do CPC!!