sexta-feira, abril 7

Leonardo da Vinci terá jogado xadrez?



Leonardo de Vinci (1452- 1519) foi cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquitecto, botânico, poeta e músico; extremamente competente em tudo o que fazia. Porém, não é fácil relacionar Leonardo da Vinci com o Xadrez. 


Em 2007, na cidade fronteiriça italiana de Gorizia (Itália-Eslovénia) entre o espólio de mais de 22 000 volumes da biblioteca da Fondazione Palazzo Coronini Cronberg surgiu um fantástico manuscrito, desconhecido por mais de 500 anos: De Ludo Scachrorum (Sobre o jogo de Xadrez).


Este curioso livro, escrito em 1486 pelo monge franciscano Luca Pacioli, foi dedicado à refinada e curiosa praticante Marquesa de Mantua, Isabella d'Este (mecenas de diversas artistas, entre eles o autor do livro e de Leonardo da Vinci). Acredita-se que alguns dos diagramas desta obra tenham sido desenhados pela própria mão de Leonardo da Vinci, já que são conhecidas estreitas ligações deste com o autor da obra (Leonardo da Vinci terá feito a ilustração de pelo menos outro livro de Luca).


Este enigmático livro tem diversas curiosidades que passamos a enumerar:
- As peças de xadrez são representadas a vermelho e preto, tal como os árabes faziam e não são conhecidas na Europa outros desenhos
semelhantes de representação das peças de xadrez;
- Os tabuleiros representados nos diagramas têm apenas casas de uma cor, tal como os árabes faziam (e contrariamente ao que vimos no
Libro de los Juegos, datado de 1283);
- O livro apresenta 114 problemas que só tem solução usando as regras de xadrez medieval e 27 problemas para aplicação das regras de xadrez que foram na altura introduzidas, e ficaram conhecidas por técnica Rabiosa.

Para saber mais:
Site:http://www.abocamuseum.it/en/
Livro: The Merels Board Enigma. With the worldwide census, Marisa Uberti, 2012.