sexta-feira, maio 26

Génios do Xadrez: Paul Morphy

Paul Morphy (1837-1884) foi um xadrezista tão fascinante como efémero. Dotado de um tipo de jogo aberto e de forte pendor atacante, deu origem a um conjunto único de ricas miniaturas (por exemplo a miniatura da Ópera de Paris). Morphy deu mostras da sua grandeza no xadrez aos 14 anos, vencendo fortes jogadores. Aos 20 anos (1857) ganha a convenção de jogadores americanos (foto abaixo). 

Um ano depois, vem à Europa e arrasa os melhores jogadores com um xadrez determinado baseado em fortes motivos táticos, sem preocupação com a defesa. Pouco depois de regressar da Europa, retira-se do xadrez de competição. Porém a sua marca ficou. É, por exemplo, curioso verificar a sua influência na publicidade da época, como podem ver abaixo.
Morphy era também muito procurado para desafio diretos, como no caso da imagem de jornal mostrada abaixo.


A qualidade do xadrez praticado por Morphy teve e continua a ter grande influência no xadrez praticado, como se fonte onde todo o Orfeu xadrezista procura inspiração. Alguns atribuem a chave do sucesso de Morphy à sua constante procura, ao longo de cada partida, pelas casas fracas na envolvente ao Rei oposto e nisso centrar as suas fabulosas estratégicas de ataque, até deixar o adversário numa posição zugzwang (sem nenhuma boa jogada de continuação).
Deixo-vos de seguida um jogo memorável entre Paul Morphy, de brancas, e Adolf Anderssen (Alemão 1818-1879) comentado por outro bom jogador húngaro que também se bateu com Morphy, Johann Loewenthal (1810-1876).
Loading embedded chess game...
Notas finais sobre Xadrez no CPC e arredores:
No passado sábado 20 de maio, decorreu a II Feira da Primavera com a participação do Xadrez do CPC. Também no domingo, 21 de maio, decorreu na sede do CPC a formação de treinador (como podem ver no post anterior).

No próximo fim de semana, 27 e 28 de maio, decorre o Entrança Festival Intercultural, aqui na Caparica, junto à Biblioteca Maria Lamas, Parque de Fróis. O Entrança tem animação de xadrez no sábado e domingo. 
No domingo, 28 de maio acontece o Campeonato Distrital de Xadrez de Semi-Rápidas, onde o CPC participará. No domingo acontece também no Museu Cidade de Almada um torneio de Semi-Rápidas organizado pela AXPortugal.

Finalmente não esquecer que o II Open Internacional de Xadrez da Caparica, que decorre no paradísico Convento dos Capuchos de 21 a 25 de junho, e tem taxa de inscrição bonificada até dia 29 de maio. Aproveite.