quinta-feira, maio 11

O Peão Américo Costa joga para Campeão


O Campeonato Distrital de Xadrez de Setúbal visitou o Clube Peões da Caparica (CPC) na 2ª e 3ª rondas, a 29 e a 30 de abril. Esta prova com total de 33 inscritos, contou com a presença de 7 jogadores do CPC: Américo Costa; André Pereira; Fernando Amaral; Miguel Martinho; Tiago Machado; Alberto Martinho; Miguel Monteiro.

O Campeonato vai entrar na última ronda neste sábado 13 de maio. Tem sido uma prova calma. Após as primeiras 5 rondas, entre os primeiros 10 classificados, só há surpresa no 10º lugar, ocupado pelo João Neves, que subiu 8 posições, em relação ao seu ranking inicial.

Na última ronda do Campeonato (aqui) nos primeiros tabuleiros encontram-se 3 jogadores do Clube Peões da Caparica com possibilidade de chegar aos lugares no pódio: Américo Costa, Fernando Amaral e André Pereira.
 

Só o Américo Costa, que jogará de negras no primeiro tabuleiro, tem ainda a possibilidade de lutar pelo título, se conseguir levar de vencido o seu oponente, até ao momento invicto, Hélder Figueiredo. 

Boa sorte para todos os jogadores do CPC, nesta última ronda.
 

Fica o reconhecimento pelo trabalho do Luís Simões Reis, que preside à Associação de Xadrez de Setúbal e no Campeonato Distrital é o árbitro e diretor de prova, e tornou público as partidas desta prova.
 
Em minha opinião as melhores partidas desta prova até ao momento envolveram o Américo Costa e o Hélder Figueiredo, respetivamente na 1ª e 2ª ronda.
 


Ronda 1: Américo Costa - João Neves (1224) 0-1 (melhor partida)
Após um erro de cálculo, com oferta de peça por parte do Américo, o João não se fechou em torno do lucro. Antes, partiu imediatamente para a simplificação do jogo, por troca de material. Neste processo que o Américo tentou contrariar, o João ainda beneficiou de mais um golpe tático que lhe aumentou a vantagem.



Ronda 2: Hélder Figueiredo – Pedro Apolónia (1498) (2º melhor partida)
O Pedro a jogar de negras manteve uma vantagem considerável até à 21ª jogada mercê de um erro de cálculo do Hélder. Depois do 21º lance, a diferença de ELO entre os jogadores veio ao de cima. O Pedro pressionado por ameaça de golpe tático não conseguiu reagir da melhor forma e acabou por perder a batalha….

PS. Este post foi feito com gosto a pedido do meu amigo Jorge Gomes (FCP)!!