quinta-feira, junho 1

Capuchos e Tigran Petrosian

Convento dos Capuchos desenhado por César Caldeira|@http://urbansketchers-portugal.blogspot.pt/
O Convento dos Capuchos, um dos mais belos e românticos monumentos de Almada, fica situado na União de freguesias de Caparica e Trafaria, no topo da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.

Antigo Convento de frades Franciscanos, foi edificado no ano de 1558, por Lourenço Pires de Távora, 4° Senhor de Távora e Morgado da Caparica. O Convento ficou muito abalado no terremoto de 1 de novembro de 1755, e foi abandonado em consequência das medidas do Marquês de Pombal contra as ordens religiosas em Portugal e do processo dos Távora, que culminou com a sua execução em 1759. Em meados do século XX a Câmara Municipal de Almada adquiriu o Convento, e procedeu ao seu restauro mantendo a traça original.
Desenho de uma estátua dos Jardins do Capuchos por Paula Cabral|@http://urbansketchers-portugal.blogspot.pt/
Os belos e cuidados jardins do Convento criam uma atmosfera envolvente serena e única, tal qual um Olimpo. Nos jardins, entre os diversos pontos de interesse destaca-se o Miradouro, do qual se tem uma vista privilegiada da Costa da Caparica, Lisboa, Serra de Sintra, Cabo Espichel, Forte de São Julião, o Bugio e a Baía de Cascais.

O Convento dos Capuchos tem funcionado como local privilegiado para a realização de importantes eventos. Este ano, no início do Verão, destaca-se a maior prova de xadrez da região de Lisboa, o Open Internacional de Xadrez da Caparica, que é acolhida no Convento entre 21 e 25 de junho. 

 

A propósito do xadrez no Olimpo recordamos aqui o Grande Mestre arménio Tigran Petrosian (1929-1984), Campeão do Mundo de 1963 a 1969. Boris Spassky dizia sobre Petrosian 
Ele possuía uma visão tática incrível e uma sensação maravilhosa do perigo ... Não importava quanto profunda era a análise do seu adversário ... Ele "farejava" algum tipo de perigo 20 movimentos antes!"
Caricatura de Tigran Petrosian” por Kim| @https://kenyachessmasala.com/
Petrosian foi pioneiro no uso do sacrifício posicional em consonância com a sua superior compreensão posicional e tática do xadrez. O jogo que apresentamos de seguida enfatiza esse aspeto de Petrosian, e é uma das suas mais distintas obras primas. 

A tod@s Bom Dia da Criança!!

Loading embedded chess game...