sábado, junho 17

Peões da Caparica nos Campeonatos Nacionais de Rápidas por Equipa e Individual

O CPC participou no último 10 de Junho de 2017 (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas), nos Campeonatos Nacionais de Rápidas, por Equipas e Individual.

Esta prova foi organizada pela Federação Portuguesa de xadrez (FPX), com o apoio da Câmara Municipal de Almada, tendo-se realizado no Complexo Municipal dos Desportos de Almada. 

No campeonato por equipas participaram 38 equipas oriundas dos mais diversos pontos do país e representadas por 219 jogadores (Elo médio 1604). Jogaram-se 7 rondas durante o período da manhã.


O Clube dos Peões da Caparica (CPC), esteve presente com duas equipas, o CPC “A” com os seguintes jogadores: Américo Costa (Capitão), António Dias, André Pereira, Rafael Nuno (Vice-Capitão), Jorge Gomes e João Brazão  e o CPC “B” com os seguintes jogadores:  Alberto Martinho (Capitão), Tiago Machado, Miguel Martinho, Miguel Monteiro e Gaspar Brazão.

O CPC "A" inicialmente na 19ª posição,terminou a prova na 20ª posição (com 14 pontos em 21).



O CPC "B" inicialmente na 34ª posição,terminou a prova na 27ª posição (13 pontos em 21). Nesta equipa destaca-se a boa prestação de Tiago Machado com a obtenção de 4,5 pontos em 7 possíveis no 1º e 2º tabuleiro.





O pódio das equipas ficou assim ordenado:

  • FC Barreirense "A"; 20 pontos
  • EX Porto "A"; 18 pontos
  • Amadora Xadrez "A"; 18 pontos


Muitos parabéns a todos e, em especial, aos vizinhos Barreirenses!


Após as 7 rondas da manhã, as duas equipas do CPC reabasteceram energias num almoço em que a boa disposição foi a regra principal. 


No Campeonato Individual, disputado durante a tarde, participaram 153 jogadores (com Elo médio 1654). Destaca-se o elevado número de participantes titulados (22) e o facto dos primeiros 26 jogadores apresentarem Elo médio de 2198.
Devido ao elevado número de jogadores a prova por equipas foi disputada em 11 rondas.
O CPC fez-se representar com 11 jogadores, 5 pertencentes à Escola de Xadrez.
Nesta prova destacaram-se Américo Costa e André Pereira, ambos com 5,5 pontos e Jorge Gomes (5 pontos) e Tiago Machado (4,5 pontos) e com subida de Elo de 15 e de 15,6, respetivamente. 

O pódio individual ficou assim ordenado:

  • Rui Dâmaso (IM); 9,5 pontos
  • Luís Silva (GM); 9,5 pontos
  • António Fernandes (GM); 8,5 pontos 



Mais informações relativas a esta prova no facebook da Federação Portuguesa de Xadrez.


O CPC saúda os amigos que encontrou nesta prova e espera revê-los brevemente!