quarta-feira, outubro 11

5º AL - XADREZ: Regulamento

Regulamento do 5º AL-XADREZ / Circuito de Xadrez do Concelho de
Almada                                                                                   Época Desportiva 2017/2018

1.    Enquadramento
O 5º AL-XADREZ /Circuito de Xadrez do Concelho de Almada é uma iniciativa do Clube Peões da Caparica (CPC) como forma de promover a competição e divulgação do Xadrez. A designação 5º AL-XADREZ releva a designação de origem árabe do nome Almada, e é uma singela memória desse povo que trouxe para a Península Ibérica o Xadrez. Esta iniciativa conta com a graciosa cedência de espaço por parte de várias Instituições (ponto 5). Agradecemos, como sempre, o apoio da Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria e Agrupamento de Escolas da Caparica. Foi solicitado e aguarda-se o apoio da Câmara Municipal de Almada (CMA) ao 5º AL-XADREZ. Atingindo esse apoio esta prova fará parte integrante do Troféu de Almada 2018.

2.    Organização
No 5º AL-XADREZ o CPC assegura a arbitragem e a direção de prova - responsabilidade em toda organização prévia, material de jogo, gestão de jogadores, prémios e divulgação (O CPC aguarda o apoio da CMA para suporte parcial destes custos). O CPC tem sede na Escola EB1/JI de Vila Nova de Caparica – Rua Pedro Álvares Cabral, Caparica. As distintas Instituições que sedem espaço são parceiras do CPC na organização, tendo como responsabilidade a gestão do espaço (mesas, cadeiras, etc). Estas Instituições poderão organizar um serviço de bar.

3.    Destinatários e inscrições
A inscrição no 5º AL-XADREZ é GRATUITA. O 5º AL-XADREZ é aberto a todos os jogadores de xadrez, federado ou não, limitado a 60 participantes por torneio.
Cada torneio divide-se em duas Séries:
Série A – jogadores federados e com força de jogo superior a 1250 pontos de ELO;
Série B – jogadores não federados ou com força de jogo inferior ou igual a 1250 pontos de ELO.
A inscrição deve ser feita antecipadamente, no limite até às 22 horas do dia anterior a cada prova, remetendo a identificação do(s) jogador(es) preferencialmente para o e-mail: xpeoes.caparica@gmail.com. Na identificação deve constar o nome completo, data de nascimento e o clube que representa. Na impossibilidade de realizar a inscrição por e-mail solicita-se o envio de mensagem escrita, com os mesmos dados, para o telemóvel 964 090 428. A lista de inscritos é divulgada em http://chess-results.com/. Se o limite de inscrições não tiver sido atingido podem aceitar-se inscrições no local do torneio, até 10 minutos antes da primeira ronda.

4.    Ritmo e sistema de jogo
Cada torneio do 5º AL-XADREZ é disputado em sistema suíço de 6 rondas de partidas semi-rápidas de 15 minutos para cada jogador. Nos emparceiramentos e desempates de cada prova usa-se o programa Swiss-Manager.
As regras de jogo e os critérios de desempate aplicáveis no 5º AL-XADREZ são os inscritos no Regulamento de Competições da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), em vigor. Um jogador ausente numa ronda só é emparceirado na ronda seguinte se comunicar a sua presença antes do emparceiramento.
A direção de prova pode solicitar à FPX a homologação dos torneios da Série A (contabilização para ELO de semi-rápidas).

5.    Horário, calendário e locais dos torneios
É da responsabilidade dos jogadores, antes do início de cada torneio, verificarem com a direção de prova/ arbitragem a sua regular inscrição. Acolhimento às 14h30. A primeira ronda inicia às 14h45. Entrega de prémios de torneio até às18h30.
  • Sociedade Recreativa Bairro da Bela Vista                        (1º Torneio)        14.10.2017
Rua Jaime Silva, Vale Fetal – Charneca de Caparica                        
  • Biblioteca Municipal Maria Lamas                                    (2º Torneio)         11.11.2017
Rua do Moinho ao Raposo – Caparica            
  • Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense    (3º Torneio)        18.11.2017
Rua Capitão Leitão, nº64 – Almada
  • Colégio Campo de Flores                                                     (4º Torneio)        20.01.2018
Estrada Nacional 10-1, Lazarim – Caparica               
  • Biblioteca Central (Fórum Romeu Correia)                         (5º Torneio)        03.03.2018
Praça da Liberdade – Almada (sujeita a alteração)
  • Clube Peões da Caparica                                                     (6º Torneio)        10.03.2018
Rua Pedro Álvaro Cabral, Vila Nova de Caparica – Caparica

6.    Classificação final acumulada
No final do 5º AL-XADREZ a classificação individual acumulada é obtida pela soma de pontos obtidos no conjunto de torneios realizados, para os jogadores presentes em pelo menos dois torneios. A classificação individual acumulada tem como critérios de desempate, sucessivamente, os seguintes: a) Maior número de pontos de tabuleiro; b) Maior número de jogos realizados; c) Confronto direto (se existente); d) Sorteio.
No final do 5º AL-XADREZ a classificação por equipas é obtida pela soma das 4 melhores pontuações individuais de jogadores da mesma equipa, independentemente da Série em que tenham jogado. Os critérios de desempate entre equipas são, sucessivamente, os seguintes: E1) Maior número de jogadores inscritos na prova; E2) Sorteio.

7.    Prémios
No final de cada torneio do 5º AL-XADREZ os 3 melhores jogadores, de cada Série, são distinguidos com medalhões.
No final do 5º AL-XADREZ, após o último torneio, são distinguidos os jogadores com melhor desempenho acumulado:
•    Melhor feminino de cada Série – Troféu
•    Melhor veterano +65 – Troféu
•    Melhor veterano +50 – Troféu
•    1º, 2º e 3º classificados dos escalões sub-14, sub-12, sub-10, sub-08 – Medalhão
•    1º, 2º e 3º classificados de cada Série – Taça.
No final do 5º AL-XADREZ são, também, distinguidas com troféus as três primeiras equipas.

8.    Outras considerações
A direção de prova do 5º AL-XADREZ reserva o direito de admissão de jogadores. Os participantes aceitam a recolha e a divulgação de imagens da prova como meios de comunicação que a direção de prova entender adequados.
Qualquer caso omisso ao presente Regulamento é decidido pela direção e arbitragem da prova, que usará o seu melhor critério para decidir o que for melhor para o 5º AL-XADREZ. Dessa(s) decisão(ões) não há possibilidade de recurso.
A inscrição na prova pressupõe a plena aceitação deste Regulamento. Este e outras informações relevantes estão disponíveis em: http://xpeoes-caparica.blogspot.pt/.                           

                                       CPC, 3 outubro de 2017