segunda-feira, novembro 13

Verdades alternativas: Torneio Interno


Dr. Siegbert Tarrasch (1862-1934), médico e forte xadrezista do início do século XX, foi também uma fonte inspiradora de reflexões sobre o xadrez e a vida. Uma dessa reflexões afirma:

O Xadrez, como a música e o amor, tem a virtude de fazer o homem feliz!

Outra ideia impressionante foi sistematizada por Tarrasch no seguinte

No Xadrez, como na vida, o melhor lance é sempre o que é realizado.


Pese embora, comentamos aqui algumas posições dos jogos da 2ª ronda do Torneio Interno 2017 Clube Peões da Caparica, com o objetivo de sugerir realidades alternativas. Não são relevantes os nomes dos jogadores que conduziam cada grupo de peças, por isso a numeração dos jogos abaixo não é a do emparceiramento.

Jogo 1 - 2ª ronda do Torneio Interno 2017
A posição apresentada do jogo 1 surgiu após o lance 8. …e5. É uma interessante posição, equilibrada, com tensão no centro. Muitas opções estratégicas em aberto. Manter a tensão no centro parece ser a melhor opção estratégica para as brancas. Fazer Roque ou desenvolver o Cavalo de 1 para d2 são opções acertadas. Fechar o centro com 9. d5 deixa às brancas só a opção de ataque na ala de Dama, e às negras o ataque sobre a ala de Rei. Se as brancas preparassem o roque grande o jogo seguiria equilibrado….

Jogo 2 - 2ª ronda do Torneio Interno 2017
Esta partida entrou no final após as trocas de Torres em e1. São as negras a jogar, como prosseguir? As brancas possuem uma vantagem estrutural mínima, que possivelmente resulta em empate. Essa vantagem será evidenciada quando apenas os peões e o Rei estiverem sobre o tabuleiro: 2 ilhas de peões contra 3. A única opção das negras é trocarem o Cavalo pelo Bispo, infligindo uma dobragem de peões às brancas, ou criação de uma maioria de peões negra na ala de Rei.

Jogo 3 - 2ª ronda do Torneio Interno 2017
Acabou de ocorrer uma troca de Bispos na casa g5. A última jogada foi 21. Dxg5. É uma posição impressionante. Sobre o tabuleiro apenas se mantém peões (todos) e o material pesado. A Dama branca é assustadora, porém uma peça só não vence a guerra!! Nesta posição há vantagem das negras: mais espaço e o mais importante são as linhas abertas para as Torres negras entrarem em jogo. Nesta posição, jogar Torre a6 seria espetacular, na perspectiva de atingir rapidamente g6 ou h6!!


Jogo 4 - 2ª ronda do Torneio Interno 2017
Os jogadores nesta partida divertiram-se imenso, mas cedo o bando negro iniciou um conjunto de jogadas especulativas, como se comprova pelo Cavalo em g4, à sexta jogada. O curioso é que a jogada seguinte foi 7. … Dh4. E as brancas responderam com Roque, perdendo a oportunidade de capturar o Cavalo de borla. Querem descobrir como?


Jogo 5 - 2ª ronda do Torneio Interno 2017
Esta partida que iniciou com abertura italiana estava bem encaminhada, pese embora o especulativo Cavalo em g5. Mas aqui, na posição do diagrama 5 o bando branco não resistiu a atacar a Torre negra, o que deixou imediatamente as brancas em dificuldades.

 
Jogo 6 - 2ª ronda do Torneio Interno 2017
As brancas acabaram de jogar Da3-g3. As negras têm uma única possibilidade para equilibrarem a partida, mas encontram-se em apuros de tempo. Quem descobre o motivo tático?

Na próxima quinta-feira segue a 3ª ronda desta prova. O emparceiramento dessa ronda pode ser seguido aqui.