quinta-feira, novembro 30

Xadrez é jogo de equipa


Embora o xadrez pareça ser apenas um desporto individual, a minha experiência tem mostrado que na realidade o xadrez acaba por ser um desporto com uma preponderância interessante a nível do coletivo. A participação em competição, tanto provas locais, como distritais ou nacionais transformam a forma como os jogadores se vêm em competição, e realça-se muito o aspeto coletivo. Com facilidade os jogadores de uma mesma equipa se apoiam mutuamente e isso resulta como um élan para se superarem em competição. 


Exemplo disso, são a interessante participação no Torneio Interno (cuja 5ª ronda acontece hoje ver emparceiramento aqui). No final dos jogos há uma preocupação em analisar e discutir as partidas no sentido de melhoria do coletivo. 


Também, no passado fim-de-semana, o Clube Peões da Caparica participou no distrital de equipas de semi-rápidas, com duas equipas. A constituição das equipas apresentava jogadores com diferentes experiências de competição, no sentido de integrar bem os novos jogadores. E o resultado do coletivo foi melhor que se poderia esperar à partida.

Imagem CPC da 19ª Open da freguesia de Benfica
Amanhã, 7 jogadores do Clube Peões da Caparica irão participar na vigésima edição do Open da Freguesia de Benfica  (ver a lista inicial de cerca de 200 jogadores aqui) e novamente se espera que haja um enquadramento de equipa capaz de suplantar os momentos menos conseguidos. Boa sorte a todos na equipa do CPC e bons jogos!!!