Regulamento Torneio Escada 2016/2017

Torneio Escada 2017-2018 - Regulamento


  1. O Torneio Escada do Clube Peões da Caparica promove o xadrez e o convívio entre os jogadores. O Torneio Escada acontece durante as sessões da Escola de Xadrez. 

  1. No Torneio Escada os participantes defrontam-se por desafio direto, como meio de melhorar a sua posição na Escada. Cada novo jogador entra no último lugar da Escada. 

  1. Cada jogador pode desafiar, um dos jogadores presentes que ocupe na Escada até duas posições acima da sua.  

  1. O jogador desafiado joga com as peças pretas. Se o desafiante vencer, troca de posição com o desafiado. Se o desafiante perder ou empatar mantém-se as posições. O vencedor comunica o resultado da partida ao Coordenador.  

  1. O jogador que falte considera-se invisível na Escada. O jogador ausente desce duas posições na Escada.  

  1. No primeiro jogo de cada sessão do Torneio Escada, o Coordenador regista os desafios a partir do classificado na posição mais baixa da Escada. 

  1. Não são permitidos dois jogos consecutivos entre os mesmos jogadores. 

  1. Os jogos são disputados em partidas de 15 minutos, por jogador, seguindo as regras da FIDE e FPX, com a exceção de se perder à segunda jogada ilegal. 

  1. Considera-se vencedor de um torneio mensal, o jogador que terminar na primeira posição da Escada no final de cada mês 

  1. No final da época, em julho, o jogador que tiver vencido mais torneios mensais ganha a fabulosa Taça do Torneio Escada 2016-2017. Todos os participantes presentes nessa sessão recebem lembranças. 

  1. Em caso de empate, constitui primeiro critério de desempate o número de primeiras posições semanais que o jogador obteve durante a totalidade do torneio Escada. Constitui segundo critério de desempate o número de segundas posições semanais e assim por diante. 

  1. Qualquer caso omisso ao presente Regulamento é decidido pelo Coordenador que usará o seu melhor critério para decidir o que for melhor para o Torneio.

Clube Peões da Caparica, 01 de outubro de 2017